Google

Procrastinação o que é e como livrar-se …

por

Procrastinação é o ato de adiar algo que você quer fazer ou deve fazer, ou como se diz, de deixar para depois o que se pode fazer agora. É como o vício da compulsão. Seja a compulsão para comer um doce ou fumar um cigarro. Nela você não se controla para começar e nem para parar. Procrastinação não há a atitude em realizar o que é necessário.

As pessoas que procrastinam deixam as coisas para depois, esperam para o último momento e depois se arrependem por não conseguir fazer a tempo. Todo mundo tem um pouco disso, vez ou outra nos encontramos assim. O problema é fazer isso SEMPRE quando não temos controle do que temos que fazer. Depois vem culpa de não ter feito e a amargura. Tornando-se um ciclo!

O procrastinador sempre acha que tem alguma coisa errada consigo, ou que ninguém gosta dele. E lógico que isso traz consequências negativas. Uma delas é que pode acabar com a autoestima. Se você durante a infância tinha o hábito de procrastinar, fosse para fazer a tarefa de casa, fosse para arrumar o quarto, é possível que alguém tenha chamado você de preguiçoso. E isso pode ter enormes consequências negativas para a vida adulta.

No fundo, a raiz do problema é na maioria das vezes o medo.

Pode ser o medo do fracasso, quando adiamos por medo de errar e de ser chamado de incompetente.

Pode ser o medo do julgamento dos outros, quando zelamos para que tudo saia perfeito para ninguém criticar. Uma vez que isso é quase impossível, então é melhor nem fazer.

Outro medo a considerar, também, é o medo do sucesso. Pode parecer sem sentido, mas nosso inconsciente pode achar melhor não fazer a tarefa por medo de ser bem sucedido.

Existe o medo da autoridade, quando evitamos cumprir nossos deveres do dia a dia porque no inconsciente pode estar gravado a imagem do pai ou do professor apontando-nos o dedo.

E, por fim, o medo do futuro, do que pode acontecer se completarmos essa tarefa. Se terminarmos com isso, teremos que encarar aquilo, e isso não queremos. Dificuldade de encarar o novo.

Procrastinação é apenas um sinal de algo maior. Aqui observamos um sinal de algum medo escondido em nossa vida. Mas a procrastinação pode ser originária de outros bloqueios emocionais. É algo sério e por isso não podemos ser taxados de simples preguiçosos. Não é uma simples falta de força de vontade ou disciplina ou incompetência.

Com técnicas de liberação emocional como a EFT e TFT podemos tratar o caso de uma maneira gradativa, investigando as emoções negativas por detrás do problema e aos poucos liberando o que tem provocado a procrastinação. Assim quebra-se o ciclo de uma futura procrastinação dando lugar a novas oportunidades e equilíbrio emocional. 

E você tem procrastinado algo? Deixe seu comentário. Compartilhe sua experiência. Leio todos, um por um!

 

**** Se você tiver problemas de corte de palavras na parte direita desse post, … ************

segure a tecla CTRL de seu teclado e aperte a tecla -

para que não haja corte nas palavras. Isso pode ter ocorrido devido a versão de seu browser.

********************************************************************************

 

 

 

Terapeuta Emocional - TFT Advanced (Optimal Health Voice Technology) e EFT (Emotional Freedom Techniques) - Acupunturas emocionais sem agulhas. Terapeuta emocional, apaixonada por ajudar as pessoas a encontrar mais paz, mais equilíbrio, mais coragem, mais bem-estar em suas vidas!

Deixe seu comentário aqui