Google

Pesquisas científicas com TFT

por

Pesquisas Científicas com TFT

Thought Field Therapy tem sido bem-sucedido no tratamento da grande maioria dos problemas psicológicos difíceis. A maior parte da pesquisa tem sido na área de observação clínica em primeira mão e relatórios pessoais vindos de terapeutas e clientes que têm sido impressionantes.
Um estudo piloto inicial foi conduzido pela Dra. Joyce Carbonell (Carbonell, 1996). Seu estudo visou especificamente a acrofobia, o medo de altura. Pessoas que foram qualificadas segundo o critério do Questionário Cohen de Acrofobia foram divididos de forma aleatória em dois grupos. A eles também foi pedido que fizessem uma avaliação subjetiva de seu sofrimento (Subjective Units of Distress – SUD) enquanto subiam uma escada.
O estudo Carbonell foi “duplamente cego”, pois nem os terapeutas nem os sujeitos sabiam qual tratamento eles estavam recebendo. Um grupo foi tratado com o algoritmo de TFT para ansiedade/ fobia e o outro grupo recebeu um tratamento placebo que incluía tratamento para reversão psicológica e o tratamento gama 9 (ambos componentes legítimos do TFT).
Após o tratamento, foi novamente dado aos participantes o Questionário Cohen de Acrofobia e foi pedido que refizessem uma avaliação subjetiva de seus sofrimento (Subjective Unit of Distress – SUD) enquanto estavam sobre uma escada. Quando compararam a pontuação pré-tratamento e pós-tratamento no questionário Cohen de Acrofobia e antes e depois do SUD, o grupo que aplicou TFT obteve melhora significativamente maior pelo relatório subjetivo (SUD) e pelo relatório objetivo (Questionário Cohen de Acrofobia) quando comparados ao grupo placebo.
No ano 2000, um grupo representando o The Global Institute of Thought Field Therapy viajou para Kosovo. Cento e cinco (105) pessoas foram tratadas de graves transtornos de stress pós-traumático. Duzentas e quarenta e nove (249) traumas foram tratados, 247 deles com sucesso. O equivalente de Kosovo ao nosso Ministro da Saúde, tornou o TFT – Thought Field Therapy(Terapia de Campo de Pensamento) – o tratamento oficial para traumas em Kosovo (Johnson, Shala, Sejdijaj, Odell, & Dabishevci, 1999).
Um estudo não publicado intitulado Thought Field Therapy and Pain (Terapia de Campo de Pensamento e Dor) de Robert Pasahow, PhD., Diplomado, American Board of Medical Psychologists (Junta americana de médicos psicólogos) descobriu que o TFT “reduziu dor muscular-esqueletal, nos nervos e na espinha de dez entre doze pacientes tratados em um ambulatório de uma clínica psicológica privada. A comparação de uma avaliação de dor antes e depois do tratamento mostrou uma redução de 82% na escala de dor dos pacientes imediatamente após a administração do procedimento com TFT. Dez dos doze pacientes tiveram completa redução de dores imediatamente após o procedimento, experimentando alívio na dor de 88% ou mais. Os outros dois pacientes não tiveram redução na dor.” (Pasahow, 2013)
O TFT tem sido usado com sucesso em Ruanda e na República Democrática do Congo tratando vítimas de genocídio, na África do Sul tratando vítimas de discriminação, em Nova Orleans no Charity Hospital tratando vítimas do furacão Katrina, em Littleton Colorado tratando vítimas do atirador da escola Columbine High School e em Nova Iorque tratando vítimas do atentado de 11 de setembro nas Torres Gêmeas, em Uganda e no México após as enchentes, na cidade de Tabasco e no Haiti após os furacões.
Em 2006 e 2007, um estudo piloto foi conduzido em Ruanda com sobreviventes órfãos do genocídio de 1994 (Sakai, Connolly, & Oas, 2010). Os resultados demonstraram melhorias dramáticas, que foram demonstradas nos relatórios CROPS (Child Reports of Posttraumatic Symptom Inventories) que avaliou a melhora das crianças e pré-adoslescentes e nos relatórios PROPS (the Parent (Caretaker) Reports of Posttraumatic Symptom Inventories) feitos pelos cuidadores do orfanato.
Esses relatórios foram preenchidos antes e depois dos tratamentos. Um acompanhamento por dois anos observou que as melhorias se mantiveram ao longo deste tempo após o tratamento inicial.
Um outro estudo com grupo de controle aleatório foi conduzido, com supervisores adultos, do genocídio de 1994 em Ruanda em 2008 e com acompanhamento até 2010 (Connolly & Sakai, 2011).
Este estudo utilizou duas medidas padrão de auto-relato, o Inventário de Sintomas de Trauma (Trauma Symptom Inventory (TSI) e a Escala de sintomas TEPT modificada (MPSS).
Os resultados foram significativamente diferentes em .001 na maior parte das medidas de TSI e em todas as medidas do MPSS quando comparando o grupo de tratamento com o grupo de controle de lista de espera. Os resultados se mantiveram e, na média, melhoraram usando os mesmos instrumentos de teste.
Um estudo similar sobre TEPT (Connolly, S.M., Roe-Sepowitz, D., Sakai, C.E., & Edwards, J., 2013, conduzido em 2009 no distrito Byumba de Ruanda replicou esses resultados.

Segue abaixo um resumo de algumas das pesquisas sobre TFT já realizadas ao redor do mundo. Uma lista mais detalhada e contendo mais informações pode ser vista no site www.tftfoundation.org

  •  O TFT foi aplicado em 400 órfãos com sucesso para o tratamento do TEPT (Transtorno de Stress  Pós-traumático) em pré-adolescentes sobreviventes do genocídio de 1994 em Ruanda (Sakai 2006 e  2007).

 

  • O TFT foi aplicado com sucesso para o tratamento do TEPT em centenas de sobreviventes de guerra em Kosovo (Professor Carl Johnson, 2001).

 

  • Estudantes usaram o TFT para ajudá-los a evitar sentimentos violentos, superação de problemas com pais e amigos e teremmelhor desempenho escolar (Yancey, 2002).

 

  • Dois estudos feitos com pessoas céticas usando o Voice Technology resultaram em um índice de sucesso de 98%(Leonoff, 1996).

 

  • O TFT é a forma para se melhorar mais rapidamente o VFC (Variabilidade da frequência cardíaca) (Callahan, 2001) com resultados sem precedentes.

 

  • O TFT reduziu o medo de falar em público em um estudo sobre fobias (Schoninger, 2004).

 

  • O TFT foi eficiente como tratamento para fobia de injeções (Darby, 2002).

 

 

**** Se você tiver problemas de corte de palavras na parte direita desse post, … ************

segure a tecla CTRL de seu teclado e aperte a tecla -

para que não haja corte nas palavras. Isso pode ter ocorrido devido a versão de seu browser.

********************************************************************************

Terapeuta Emocional - TFT Advanced (Optimal Health Voice Technology) e EFT (Emotional Freedom Techniques) - Acupunturas emocionais sem agulhas. Terapeuta emocional, apaixonada por ajudar as pessoas a encontrar mais paz, mais equilíbrio, mais coragem, mais bem-estar em suas vidas!

Deixe seu comentário aqui