Google

Medo de Falar em público e outros medos …

por

Medo de Falar em Público é uma Fobia para muitas pessoas.!

Muitos estudos apontam que algumas pessoas preferem até morrer a terem que falar para uma platéia. E pesquisas revelaram que o medo de falar em público é o medo número 1 mais comum. De fato, foi revelado que o medo de falar em público supera numericamente até o medo da morte. Porquê? Porque quando comparada à morte, a necessidade de falar em público impacta virtualmente todos os aspectos da vida diária.

Pensar sobre falar em público pode causar, no individuo menos confiante, um impacto que o leva a suar frio, com um tremor visível das mãos e das pernas. Ter que falar em frente a uma audiência pode causar em uma pessoa equilibrada, a gaguejar em sua oratória, com a garganta seca e a voz tremula.

No trabalho com indivíduos, pequenos grupos ou classes, a TFT – Thought Field Therapy – é uma ferramenta poderosa para reduzir e eliminar a ansiedade de falar em público.
Em certo ponto na vida, quase todos nós precisamos nos comunicar de um modo público. Isto é especialmente verdadeiro para estudantes e trabalhadores.

A dificuldade de falar em público pode afetar negativamente as carreiras, a autoconfiança e as notas escolares. Os estudantes tem relatado que as aulas de discurso público estão entre as mais difíceis na escola.

Quais são os sintomas da glossophobia – ou medo de falar em público?

Boca seca, riso nervoso, esquecimento repentino, mãos e pernas trêmulas, fala ofegante, náusea, vergonha, desejo de sair correndo, esconder as mãos nos bolsos, mexer nos anéis ou outras jóias e assim como outros tantos maus sentimentos em comum.

Depois de explicar que o TFT é uma técnica de auto-ajuda, consistindo em aplicar sequências de tapping designadas a eliminar as emoções negativas relacionadas a falar em público, eu peço para que os meus clientes avaliem o nível de ansiedade.

Eu peço, também, para que eles pensem e sintonizem com o nível de aflição que eles estão sentindo enquanto pensam sobre fazer uma apresentação antes de uma audiência. O indivíduo, então, taxa a sua ansiedade com o SUD, de 0 a 10, sendo zero nenhum incômodo e, dez, o nível mais alto de aflição.

O que eu descobri é que, embora muitos indivíduos fiquem inicialmente apreensivos sobre usar o TFT, eles seguem com a aplicação e acabam se tornando mais calmos e menos tensos. Em minutos, ao invés de faces tensas ou lágrimas quando lembram de ter que falar em público, sorrisos aparecem. Estudantes adquirem clareza na frente de uma platéia – e ainda, eles têm a habilidade de lembrar a ordem do discurso e o que eles queriam falar. Como um participante descreveu: “Eu não penso mais se vou ficar nervoso. Eu só penso no que eu devo dizer. A minha mente simplesmente parece mais clara”.

Em outras palavras, estudantes que usam o TFT antes de fazerem seus discursos são capazes de se concentrarem no contexto de sua apresentação ao invés de serem incomodados por aqueles comportamentos debilitantes que os impediam de falarem em público no passado. Eu também notei – depois de usar o TFT – que esses estudantes são, frequentemente, os primeiros voluntários a compartilhar as suas apresentações. Aqueles que são de ambiente corporativo revelam que o TFT tem ajudado  a eles aprimorarem os seus discursos públicos – e, por causa disso, eles têm tido mais oportunidades de crescerem em suas carreiras.

O EFT e TFT – Terapia do Campo de Pensamento – não apenas aumentam a confiança e a auto estima com relação a falar em público, como também ajudam a locutores inseguros a se concentrarem no conteúdo do discurso, com grande clareza de pensamento – e assim superarem os sentimentos e comportamentos debilitantes que os impedem de realizar um discurso público eficiente.

Além do medo de falar em público, as técnicas de liberação emocional são eficazes para medo de dirigir, medo de altura, medo de animais,…

Você pode usar a EFT e TFT para conseguir falar em público! Você consegue relatar alguma situação semelhante que acontece com você ou com alguém que não consegue falar em público? Que tal compartilhar esse artigo com uma pessoa que não consegue falar em público ou então tem outros medos! Técnicas de liberação emocional EFT e TFT podem ajudá-la! Deixe seu comentário. Compartilhe sua experiência. Leio todos, um por um!

**** Se você tiver problemas de corte de palavras na parte direita desse post, … ************

segure a tecla CTRL de seu teclado e aperte a tecla -

para que não haja corte nas palavras. Isso pode ter ocorrido devido a versão de seu browser.

********************************************************************************

 

Terapeuta Emocional - TFT Advanced (Optimal Health Voice Technology) e EFT (Emotional Freedom Techniques) - Acupunturas emocionais sem agulhas. Terapeuta emocional, apaixonada por ajudar as pessoas a encontrar mais paz, mais equilíbrio, mais coragem, mais bem-estar em suas vidas!

2 Comments to Medo de Falar em público e outros medos …

Deixe seu comentário aqui

  1. Boa noite a todos, quero deixar meu depoimento sobre o quanto fui beneficiada com o uso das tecnicas de TFT. Simplesmente meu emocional foi ressignificado, a vida ficou leve, os pensamentos suaves e positivos, o amor voltou a fluir! Eternamente grata ao universo por ter conhecido este anjo chamado Paula que desenvolve com exelencia sua missão aqui na Terra! Fica a dica se presenteem com esta maravilha vale muitoooo, as mudanças acontecem mesmooo!

    • paulapozzatti

      Lilian
      Alcançamos um ótimo resultado pela sua vontade admirável de busca de auto-conhecimento! Uma busca de um ressignificado mesmo! A possibilidade de mudança acontece no momento que realizamos a liberação emocional de algo que nos bloqueia e nos pesa emocionalmente. Abrindo chance para idéias novas que mudam uma realidade bloqueada ou caótica. Um respeito por si mesmo acontece e ocorre um posicionamento diante de tudo e todos. Ocorre o equilíbrio emocional!