Google

Você não consegue ficar sozinho! Por quê?

por

Ficar sozinho, sem companhias ou distrações mentais, significa entrar em contato com tudo que tem de bom ou ruim que existe no nosso interior. Se estamos felizes, equilibrados, sentindo paz interior, apreciar a própria companhia se torna algo prazeroso.

Entretanto, a maioria dos seres humanos está carregada de sentimentos, pensamentos e emoções que provocam um intenso barulho interno. Observe a sua mente que incessantemente pensa em uma coisa após a outra. E muitas dessas emoções e pensamentos são negativas e desagradáveis. Existe um ruído mental como se fosse um radio com um locutor que não fica sem falar nunca. Além de não parar, o que já traz cansaço e saturação mental, essa estação de rádio traz muitas notícias negativas que causam medo, tensão e estresse.

Quanto maior o barulho mental, ou seja, quanto mais estamos carregados de emoções e pensamentos, e quanto mais negativo é esse conteúdo, mais teremos dificuldade de ficarmos sozinhos. A intensidade desse fluxo mental e a carga negativa que ele carrega varia muito de pessoa pra pessoa. Quando esses níveis de desconforto interno se elevam, buscaremos várias formas de fugir de nós mesmo, buscando companhias e distrações mentais. Poderíamos buscar formas de curar essa negatividade, mas por não sabermos como, acabamos optando pela fuga. Vou falar mais sobre essas fugas.

Existem aquelas pessoas que não conseguem ficar sem um relacionamento amoroso. Se a relação atual acabar surge um desconforto tão intenso que a faz buscar um novo relacionamento o mais rápido possível. Levadas por esse impulso, essas pessoas emendam um relacionamento atrás do outro e nunca conseguem passar um período mais longo sozinhas. Problemas em sua autoestima, necessidade de reconhecimento e atenção, carências profundas levam a esses comportamentos.

Tem pessoas que precisam estar constantemente na companhia dos amigos. Ficam inquietas, tristes e ansiosas se não houver alguém disponível para sair ou conversar. A interação com outras pessoas lhes serve para não entrar em contato com o seu desconforto interior.

Utilizamos mecanismos de fuga para não estarmos sós mesmo quando não temos nenhuma companhia. Ficar na televisão por horas, ver muitos filmes, navegar incessantemente na internet, estar nas redes sociais o tempo todo, jogar no computador, trabalhar demais, estudar demais, são algumas outras formas de distrair a mente para não sentir todo a desagradável e excessiva carga de pensamentos e sentimentos que carregamos. São atividades que podem tomar todo o nosso foco e atenção  e trazem um aparente alívio.

Tem pessoas que são viciadas em exercícios físico ou atividades radicais. Quando há uma compulsão, uma dependência dessas atividades, significa também que está havendo uma uma fuga de si mesmo. É diferente de praticar por prazer. É certo que essas atividades podem ser bastante prazerosas e saudáveis, mas elas são melhor aproveitadas e praticadas com mais equilíbrio quando estamos bem por dentro e não as utilizamos como forma de fugir de nós mesmos.

Outra forma de fugir é viajar mentalmente. Sonhar acordado, planejar o futuro sempre, ou ficar imaginando como vai ser e que será melhor, deixando de viver o momento presente para não sentir  todo o desconforto interior, é mais um mecanismo de defesa.

Outros vícios e compulsões também são formas de fugir de si mesmo. São coisas que dão prazer e podem ser utilizadas para mascarar temporariamente o desconforto interior: comida, sexo, jogo, compras e etc.

Normalmente utilizaremos várias dessas estratégias em momentos alternados para nos ajudar a fugir da nossa própria companhia: relacionamentos amorosos, interação com amigos, televisão, trabalho em excesso, viajem mental e compulsões etc.

Na prisão, o pior castigo que um preso pode receber é ir para a solitária. Por que será que é tão ruim ir para a solitária? Por que ele vai ficar consigo mesmo, em contato com todo o seu barulho interno, que é carregado de um fluxo intenso de pensamentos e sentimentos, muitos deles bem negativos, sem a possibilidade de distração. O único mecanismo de fuga que ele pode utilizar é a viagem mental.

Coloque um “mestre zen” dentro de uma solitária e ele ficará lá dentro sem problema algum, sentindo uma profunda paz interior, a mesma paz que ele sentiria em qualquer outro lugar. Não seria nenhum castigo. Isso porque ele já não tem mais toda essa carga intensa interna que a maioria de nós ainda tem.

A intensidade desse desconforto interior depende da carga que vamos acumulando durante a vida. Passamos por experiências que nos deixam impregnados com emoções negativas através de eventos que vivemos, coisas que ouvimos (da família, religião, televisão, e sociedade em geral) e coisas que testemunhamos.

Observe as memórias que você tem de situações do passado. Pode ser de coisas que você experienciou em um passado mais recente ou lá da infância. Com um mínimo de investigação, você conseguirá lembrar de dezenas de situações que trazem emoções ou sentimentos desagradáveis.

Essas memórias impregnadas de emoções negativas se acumulam no nosso inconsciente e mexem como o nosso estado emocional em mental. Nos deixam mais pessimistas, ansiosos e inquietos e baixam a nossa autoestima. Tornam o nosso sono mais agitado e menos profundo. Em níveis mais intensos essa carga acumulada leva a quadros emocionais mais graves que damos nomes como depressão, ansiedade generalizada, pânico, transtorno bipolar e etc.

Ao praticarmos a TFT ou  EFT, promovemos a limpeza interna desse conteúdo. O resultado é que o barulho interior diminui e o níveis de paz interior e alegria aumentam. Fica muito mais agradável ficar consigo mesmo. Nesse estado de melhor convivência consigo mesmo é muito mais prazeroso se relacionar com outras pessoas, pois já não é mais por fuga da dor. Criamos menos conflitos nos relacionamentos por não estarmos mais tão dependentes deles o que leva a melhora das relações.

Atendi um moça que me procurou se queixando que não conseguia ficar quieta em casa. Precisava constantemente sair, se divertir, estar com amigos, sempre fazendo alguma coisa. A maioria das pessoas nem percebe o quanto isso é um reflexo de um desequilíbrio mais profundo. Como ela vinha lendo e buscando autoconhecimento, percebeu que isso poderia ser trabalhado. Fizemos algumas sessões de TFT e EFT por skype trabalhando sentimentos do passado, pressões da família, sentimentos de autocobrança.

O resultado é que ela sentiu pouco a pouco uma diminuição do desejo intenso de sair e começou a ter prazer de ficar em casa para fazer atividades mais tranquilas ou apenas para relaxar. Continuou sentindo prazer em sair e ver os amigos, mas não mais como uma compulsão para fugir de si mesmo. Tudo isso a levou a ter uma vida bem mais equilibrada com mais tempo para cuidar do seu corpo, da sua mente e do seu trabalho.

Você pode usar a EFT eTFT para conseguir ficar sozinho! Você consegue relatar alguma situação semelhante que acontece com você ou com alguém que não consegue ficar sozinho? Que tal compartilhar esse artigo com uma pessoa que não consegue ficar sozinho! Técnicas de liberação emocional EFT e TFT podem ajudá-la! Deixe seu comentário. Compartilhe sua experiência. Leio todos, um por um!

 

Terapeuta Emocional - TFT Advanced (Optimal Health Voice Technology) e EFT (Emotional Freedom Techniques) - Acupunturas emocionais sem agulhas. Terapeuta emocional, apaixonada por ajudar as pessoas a encontrar mais paz, mais equilíbrio, mais coragem, mais bem-estar em suas vidas!

44 Comments to Você não consegue ficar sozinho! Por quê?

Deixe seu comentário aqui

    • paulapozzatti

      Guilherme
      As técnicas de liberação emocional TFT e EFT podem ajudá-lo! Pois com elas trabalhamos sentimentos do passado, pressões da família, sentimentos de autocobrança algo que lhe traga uma emoção negativa. O resultado é que sente-se pouco a pouco uma diminuição do desejo intenso de sair e começa o prazer de ficar em casa para fazer atividades mais tranquilas ou apenas para relaxar. Continua-se sentindo prazer em sair e ver os amigos, mas não mais como uma compulsão para fugir de si mesmo. Tudo isso lhe leva a ter uma vida bem mais equilibrada com mais tempo para cuidar do seu corpo, da sua mente e do seu trabalho.

  1. muito obg, vc é uma pessoa de um vasto conhecimento muito obg pela ajuda, ão tenho problema de ficar sozinho, mais eu tinha muitas duvidas sobre pq algumas pessoas se sentiam assim e vc me ajudou a tirar essa questão da minha cabeça mais uma vez muito obrigado!!!!

  2. Boa noite, como faço para ter sua ajuda, sofro muito com isso há anos, e estou em um estado que não estou conseguindo me controlar mais, minhas emoções etc.. Vi que você atendeu uma moça.. Como faço para você me atender? Obrigada.

    • paulapozzatti

      Olá Carolina! Meus atendimentos são via-skype e presencial (Apenas para Curitiba). Para agendar é só entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 41-98411-5971 Whatsapp. Ter nossas emoções em controladas é muito importante para nosso bem-estar e para nosso equilíbrio emocional SIM!

  3. TENHO UM VIZINHO, JA DE 50 E TANTOS ANOS, QUE NAO CONSEGUE VIVER SEM TER O RADIO ALTO E NESSAS ESTACOES QUE FALAM MAIS DO QUE TOCAM MUSICA, LIGADO POR 13/14 HORAS POR DIA, EM ALTO VOLUME. JA ATE FOMOS PARAR NA JUSTICA CONTRA A SUA CONDUTA, MAS NADA MUDA. DE QUE TRANSTORNO ELE SOFRE? OBRIGADA!

    • paulapozzatti

      Ana Maria não é possível afirmar o diagnóstico dele seria necessário mais detalhes! A impressão que fica é que ele não consegue ficar sozinho ou não consegue escutar mesmo por problemas de adição! Seria necessário eu falar com ele para poder ajudar nessa situação e dar mais detalhes a você!

  4. Eu preciso de ajuda. Eu já não consigo ficar um segundo sozinha. Nem o celular ou filmes me distraem mais. Bom pelo menos agora eu sei a origem do problema. É desesperador!

    • paulapozzatti

      A liberação emocional irá lhe ajudar bastante! Tudo porque trataremos a causa que não lhe deixa ficar sozinha! A TFT é uma terapia rápida e eficaz na maioria dos casos! Você tendo interesse entre em contato, para tirar dúvidas ou marcar sua sessão através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (41) 98411-5971 whatsapp

  5. eu tenho essa mania de emendar relacionamentos, d viajem mental, e compusao por comida… o tratamento pode ser feito sozinho ou preciso de um psicologo?

  6. Hosting Italia

    Assim como o psicologo Rosenberg falou, em geral as pessoas que tem muito medo da solidao, sofrem de algum tipo de trauma que faz com que experimentem um grande desconforto quando estao solitarias. Se voce e uma das pessoas que nao suporta a solidao, mesmo que por pouco tempo, procure buscar entender por que isso acontece.

    • E a liberação emocional irá atuar exatamente na liberação desses traumas emocionais. A TFT é muito eficaz e rápida para liberação de traumas e emoções e sentimentos negativos que nos interfere tanto em nosso dia-a-dia!

  7. Boa noite!
    Eu não consigo ficar sozinho em casa..Quando fico sozinho fico mal, busco fuga na comida, na bebida, as vezes saio sem poder gastar dinheiro para acabar com esse sentimento ruim que sinto quando estou sozinho. Com isso eu estou engordando muito, e acobo ficando mais mal ainda. A noite fica extremamente longa, o tempo não passa, fico inquieto. Normalmente não consigo dormir rápido, preciso ficar escutando alguma coisa no celular, caso contrário minha mente não consegue parar. Já aconteceu de eu chorar por que não consegui dormir, mesmo estando cansado.
    O que devo fazer?
    Procurar um especialista?

    • Lucas a Acupuntura Emocional sem Agulhas através da TFT ou EFT podem ajudar a tratar a causa que lhe incomoda tanto em ficar sozinho! A causa irá ser dissolvida para que você possa ficar sozinho sem problemas! Que tal tentar participar de uma sessão e se beneficiar da liberação emocional de algo está lhe incomodando impedindo de você estar melhor e feliz?

  8. JULIO CESAR SALGUEIRO DE SOUZA

    sinto uma angustia quando fico sozinho em casa, uma dor no peito, preciso de estar na compania de amigos e tenho medo dessa angustia me levar a fazer alguma besteira.

    • Julio trazemos no inconsciente muitas memórias que não fazem bem a nós! Mas normalmente não costumamos libera-las ou limpá-las do nosso inconsciente! Você pode ter alguma ou algumas que estão ativas tornando causa dessa sua angustia! Com a acupuntura sem agulhas iremos tratar essa causa para que você esteja bem consigo mesmo! Liberando a causa latente no seu inconsciente você alcançará o equilíbrio emocional que tornará você estar bem com a sua companhia!

  9. Boa tarde pois eu tenho esse problema é não conseguir ficar sozinha em casa tenho até crises s ansiedade desmaios por causa disso e eu também tenho depressão mas o problema é que Minha mãe não entendi que isso é mais forte que eu que sempre tem que ter companhia comigo e isto esta me deixando bastante desabilitada…
    Você pode me ajudar

    • Sim Aline! A liberação emocional através da acupuntura sem agulhas irá liberar a causa que leva você não conseguir ficar sozinha! Através de pontos de acupuntura e pensando em emoções e que são ruins ou negativas a você … iremos libera-las para você ter um novo padrão de pensamento e comportamento. Você pode ver a sessão de depoimentos algumas pessoas que resolveram várias questões! Através da minha condução iremos investigar e aplicar sequências de pontos de acupuntura para liberar essas emoções negativas que estão atrapalhando dificultando sua vida. Pense com carinho para mudar sua realidade!

  10. Depôs q eu tive meu filho eu fiquei com síndrome do pânico o q min ajudou mais a min sair das crises foi um relacionamento mais sendo q depôs terminamos desde então eu não consigo mais ficar sozinha tem q ter alguém do meu lado eu n consigo ficar sem um namorado mais eu queria dar um tempo pra Min

    • Rebeca a causa de sua Síndrome do Pânico é muito provável que seja de traumas emocionais. A liberação emocional através da acupuntura sem agulhas irá liberar a causa que leva você não conseguir ficar sozinha! Através de pontos de acupuntura e pensando em emoções e que são ruins ou negativas a você … iremos libera-las para você ter um novo padrão de pensamento e comportamento. Você pode ver a sessão de depoimentos algumas pessoas que resolveram várias questões! Através da minha condução iremos investigar e aplicar sequências de pontos de acupuntura para liberar essas emoções negativas que estão atrapalhando dificultando sua vida.

  11. Não consigo ficar sozinha em casa principalmente a noite. Eu sou casada e fico aflita quando chego em casa e não encontro meu esposo fico muito angustiada e passa um monte de pensamento negativos queria eliminar isso da minha vida !

  12. Eu já faço acompanhamento psicológico e com psiquiatra… Com medicamento é recente… Tenho muito problema em ficar sozinha, quando estou em casa fico tentando buscar distrações quando na verdade gostaria de ter apenas paz e relaxar, mas ainda não consigo… Gostaria de saber o que é TFT é EFT?

    • Ludmila TFT e EFT são técnicas para liberação emocional e física capaz de eliminar a causa que não lhe deixa relaxar ou ter paz em sua casa. Essa técnicas são baseadas na acupuntura milenar chinesa que fundamenta-se de que se os meridianos de acupuntura estão em equilíbrio – desbloqueados, a sua saúde estará restabelecida! As técnicas liberarão pontos de acupuntura ao longo dos meridianos de nosso corpo. Essas técnicas não tem efeito colateral, costumam ter efeito rápido e definitivo.

  13. Tenho um amigo que n consegue ficar meia hora sozinho q vai a procura de companhia,geralmente mulheres que bebam e durmam com ele. Já li muito sobre isso, já conversei com ele tbm, mas se nega a se quer pensar q algo está faltando na vida dele, para ele isso é muito normal. O que poderia ser feito a esse respeito? Obrigada.

    • Sonia será necessário ele sentir que não faz mal a ele essa necessidade de não estar sozinho. Uma vez sentindo-se incomodado … a aplicação da TFT Acupuntura Sem agulhas, liberará a causa que leva seu amigo não sentir-se bem com ele mesmo. Qualquer dúvida entre em contato 41-98411-5971

  14. Olá Paula. Eu passo por esse problema, e tenho preciso há tempos que isso não é normal!! Eu só consigo estar em paz, quando estou com meu namorado, parece que minha felicidade é completa. Em momentos que fico sozinha em casa, sinto uma aflição grande no coração, e não consigo me sentir bem e em paz, é triste. Mas não consigo entender em que momento da minha vida isso aconteceu…
    Vou buscar uma terapia, espero conseguir entender o que acontece comigo, e me sentir melhor cmgo mesma!
    Eu amei seu texto!!! Obrigada

    • Olá Lais! A TFT acupuntura sem agulhas poderá lhe ajudar muito! E questões como a sua podem ter efeito rápido quando aplicamos a acupuntura sem agulhas. E o mais importante que trataremos a causa e você verá mudanças para sua vida em geral: profissional, relacionamentos, com você mesma …
      Fico feliz que você tenha gostado do texto! Caso queira tirar dúvidas entre em contato! E vamos mudar esse padrão de sofrimento seu!