Google

Emoções: Veja aqui, como superar a Vergonha!

por

Quantas vezes você já teve vontade que um buraco abrisse no chão para poder desaparecer sem deixar rastros? Essa emoção é chamada vergonha. E ela tem algo positivo por trás… O “passar carão”, o “pagar mico” é muito útil para alcançarmos uma evolução em desafios de nossas vidas! Pode ser difícil aceitar, mas essa emoção também tem utilidade para melhorarmos emocionalmente ou profissionalmente. O problema é quando não conseguimos ousar além de nossas possibilidades e nos deixamos levar pela vergonha não conseguindo ultrapassar nossos limites para conseguir algo além do nosso normal e perdemos muitas oportunidades na vida.

Estou publicando uma série de artigos sobre emoções! Uma reflexão de como elas influenciam nossa vida e como podem prejudicar quando são negativas! Já foi apresentado sobre: Raiva, culpa, ressentimento, ciúme, inveja e arrependimento. Nesse artigo vamos refletir sobre a vergonha! Veja os artigos!

Naturalmente, somos seres sociais e não podemos existir absolutamente sozinhos. Precisamos dividir espaços, conhecimentos, talentos, opiniões e precisamos ver e ser vistos. É bom ter uma noção de nossos limites para, por exemplo, o bem conviver. Com certeza, pagaremos “altos micos” se não soubermos nos comportar da forma adequada a cada ambiente, e em geral, aprendemos isso na infância. Nesse caso, sentir vergonha pode ser positivo, mas apenas para garantir nossos limites e boa autoestima. Quando nos sentimos envergonhados e refletimos, percebemos que existem limites naturais para se estar em sociedade. Até aqui, sem problemas. Mas, e quando a vergonha é tanta que somos capazes de abrir mão de nossos sonhos e, até mesmo, de nossos talentos para não nos sentirmos expostos? Mesmo sabendo como pode ser positivo ter noção de que podemos não agradar a todos, se pode estar sendo inconveniente, ou tantas outras situações que se poderia criar para ser rejeitado. E que essa percepção traz certo controle sobre si mesmo, ainda assim poder sentir tanta vergonha … a ponto de paralisar e deixar de viver em plenitude? E porque isso acontece?

A criança começa a sentir vergonha por volta dos 2 anos de idade, o objetivo claro dessa emoção é equilibrar o comportamento infantil e dar a ela uma idéia de como se sente nos ambientes que frequenta. É uma forma dos pequenos começarem a ter a noção de que são cidadãos. Essa emoção é necessária à educação, mas, muitas vezes, torna-se abusiva dentro desse contexto. E aí começam os problemas com relação a vergonha.

O enfoque maior da vergonha será sempre a própria pessoa. Ter vergonha de si mesmo é muito mais comum do que se pensa. Mesmo em situações, a pessoa quando erra não direciona sua atenção apenas para o erro, mas foca em si mesma, como um todo. O elemento causador da situação! A sensibilidade humana é testada desde muito cedo porque vivemos em uma sociedade crítica, negativa e julgadora.

Mas é preciso, por meio da consciência e do autorrespeito, buscar a compreensão de que, ainda que não sejamos perfeitos, que merecemos nosso espaço e expor nos talentos. Dar nossas opiniões como qualquer pessoa plena e com direitos iguais. Caso não privilegiamos esses espaços começamos a gerar bloqueios que progridem para medos. Como por exemplo, medo de falar em público e medo de dirigir. A vergonha de fazer algo errado transforma-se em medo e bloqueio. A TFT e EFT podem ajudar nessa eliminação da vergonha para que esse medo seja resolvido. São ferramentas maravilhosas, rápidas e muito eficientes para dissolver a causa que leva à vergonha! Ou então, quando já se está num estado de bloqueio e medo também resolver essas travas de muitas pessoas.

Se você se identificou com a vergonha ou medo, não se espante. Tudo pode ser melhorado com autoconhecimento! Tenho alguns DEPOIMENTOS de pessoas que com as técnicas de liberação emocional TFT e EFT alcançaram melhoras para diversas outras questões emocionais também!

E você pode usar a EFT e TFT para conseguir melhorar sua confiança para que a vergonha não seja um problema na sua vida! Você consegue relatar alguma situação semelhante que acontece com você ou com alguém que tem problemas com vergonha?

Que tal compartilhar esse conteúdo com essa pessoa! Técnicas de liberação emocional EFT e TFT podem ajudá-la! Deixe seu comentário. Compartilhe sua experiência. Leio todos, um por um!

Tenho também um presente para você que tem acompanhado os conteúdos sobre as técnicas de liberação emocional – TFT e EFT! A pessoa com vergonha acaba tendo medo para realizar muitas coisas em suas vidas! Você quer receber dicas de liberação emocional através de Acupuntura sem Agulhas TFT e EFT?

DICAS PARA VOCÊ (Cadastre para ter o presente de Acupuntura Emocional sem agulhas em seu e-mail. Mas confirme seu cadastro em um mail que será enviado a sua caixa de entrada de e-mail ou no SPAM).

 

 

Terapeuta Emocional - TFT Advanced (Optimal Health Voice Technology) e EFT (Emotional Freedom Techniques) - Acupunturas emocionais sem agulhas. Terapeuta emocional, apaixonada por ajudar as pessoas a encontrar mais paz, mais equilíbrio, mais coragem, mais bem-estar em suas vidas!

Deixe seu comentário aqui