Google

Emoção: Como a Tristeza pode ser tão devastadora para nosso estado emocional?

por

Muitas pessoas julgam que ter emoções negativas é sempre algo ruim, mas na verdade cada emoção tem uma importante função em nossa vida. Ficar triste pode realmente ser uma das piores sensações, principalmente, em situações de grande dor, como a perda de alguém importante, por exemplo. A tristeza é uma resposta do organismo, demonstrando a importância da perda de algo significativo e que precisa ser repensado e organizado emocionalmente!

Quando perdemos um amor, uma amizade ou um trabalho importante, é a tristeza que nos fará refletir a situação, caso não fujamos dela. A missão é interiorizar-nos, para que olhemos para dentro do que sentimos enquanto vivemos a vida e acabamos muitas vezes sem a devida atenção ao acontecido. Isso quer dizer que sempre que nos negarmos a olhar para o motivo da nossa dor, deixaremos de avançar e criaremos mais energia negativa e aumentaremos as chances de novas situações dolorosas. Já se ocorrer uma reflexão para entender a dor ou organizar nossa vida aceitando ou processando o ocorrido como algo dolorido, assim não estaremos carregando nossa vida de pesos não resolvidos.

E é muito comum negar nossas emoções, mas talvez a tristeza seja aquela da qual mais se tenta fugir, porque ela nos torna frágeis e sensíveis e, muitas vezes, inconformados. Mas, ela não acontece apenas em fatos pontuais, também sentimos uma tristeza que parece vir do nada, como se não tivesse motivo. É apenas um sinal de que algo precisa ser olhado, cuidado, revisto. E esse é o momento onde mais nos negamos a olhar para nosso interior, porque, aparentemente, não tem motivo.

O crescimento emocional é uma peça importante da evolução do indivíduo e da sociedade. E a pura felicidade nos tornaria inconsequentes. Essa emoção que causa dor não tem utilidade de sobrevivência, como a raiva, por exemplo. Seu papel real é fazer com olhemos para dentro e cresçamos com aquilo que pudermos aprender. Ou seja, sua função é a maturidade.

Mas, é preciso tomar cuidado, porque como em todos os casos de emoções existe o risco do acúmulo de negatividade. E sim, se pode morrer de tristeza. Principalmente, nos casos de não conformismo (outra coisa considerada como muito negativa). Quando nos acontece algo muito difícil e não nos conformamos, não entramos profundamente em nosso eu interior para resgatar de dentro de nossa própria potência. Uma vez que existe em cada um de nós o recurso necessário para viver, e só dentro de nós o encontraremos, a forma correta de lidar com a dor.

É claro que é melhor ser alegre e que ser triste, como bem já disse o poeta. Mas, a tristeza, embora pareça ter apenas o objetivo de nos fragilizar, tem na verdade o importante papel de nos fazer crescer. Porque a verdadeira felicidade não está em ter tudo na mais perfeita ordem, mas sim em reconhecer sua própria maturidade para lidar com a vida.

E você pode usar a EFT e TFT para conseguir melhorar sua confiança para que a tristeza não seja um problema na sua vida! Você consegue relatar alguma situação semelhante que acontece com você ou com alguém que tem problemas com tristeza?

Que tal compartilhar esse conteúdo com essa pessoa! Técnicas de liberação emocional EFT e TFT podem ajudá-la! tudo através da dissolução ou liberação da causa que leva uma pessoa a ficar triste ou em estado de tristeza. Deixe seu comentário. Compartilhe sua experiência. Leio todos, um por um!

Tenho também um presente para você que tem acompanhado os conteúdos sobre as técnicas de liberação emocional – TFT e EFT! A pessoa com tristeza acaba tendo medo para realizar muitas coisas em suas vidas ou para mudar alguma situação em sua vida! Você quer receber dicas de liberação emocional através de Acupuntura sem Agulhas TFT e EFT?

DICAS PARA VOCÊ (Cadastre para ter o presente de Acupuntura Emocional sem agulhas em seu e-mail. Mas confirme seu cadastro em um mail que será enviado a sua caixa de entrada de e-mail ou no SPAM).

 

Terapeuta Emocional - TFT Advanced (Optimal Health Voice Technology) e EFT (Emotional Freedom Techniques) - Acupunturas emocionais sem agulhas. Terapeuta emocional, apaixonada por ajudar as pessoas a encontrar mais paz, mais equilíbrio, mais coragem, mais bem-estar em suas vidas!

3 Comments to Emoção: Como a Tristeza pode ser tão devastadora para nosso estado emocional?

Deixe seu comentário aqui